The Last Song

Sinopse

Aos dezessete anos, Veronica "Ronnie" Miller é rebelde e distante depois da separação dos seus pais e da mudança do pai para Geórgia há três anos atrás. Anteriormente um prodígio em piano, sendo ensinada por seu pai, Steve, Ronnie agora rejeita o instrumento, preferindo sair com os amigos, não falando com seu pai desde que ele partira. Embora tenha sido aceita na Juilliard School, ela recusa a oportunidade.
Steve recebe a oportunidade de se reconciliar com sua filha quando sua mãe, Kim, a manda, ao lado de seu irmão mais novo, Jonah, para passar o verão com ele. Steve, um ex-professor da Juilliard School e pianista, agora vive tranquilamente em Tybee Island, a pequena cidade litorânea onde havia crescido, trabalhando no vitral da igreja local para substituir o que havia sido perdido em um incêndio.
Após sua chegada, Ronnie é hostil e defensiva com todos ao seu redor, incluindo o popular Will Blakelee - até os dois se aproximarem para proteger um ninho de tartaruga-comum,e ela descobrir que ele é mais profundo do que pensava. Enquanto Ronnie se apaixona por Will, ela também volta a unir-se com Steve através da única coisa que eles têm em comum - a música.

Elenco


  • Miley Cyrus como Veronica "Ronnie" Miller, uma adolescente rebelde de 17 anos de idade que é forçada a passar o verão com seu pai distante.
  • Greg Kinnear como Steve Miller, pai de Ronnie e Jonah, além de ex-professor da Juilliard School e pianista que se mudou para a Geórgia depois de seu divórcio. Durante o verão, Steve se reconecta com Ronnie através de seu amor mútuo pela música. Com a ajuda de Jonah, Steve também trabalha para construir o vitral da igreja local, após o original ser destruído em um incêndio.
  • Liam Hemsworth como Will Blakelee, um popular e talentoso jogador de vôlei de praia, Will deseja entrar em uma boa universidade ser voluntário noGeorgia Aquarium. Ele é o interesse romântico de Ronnie.
  • Bobby Coleman como Jonah Miller, irmão mais novo de Ronnie, mandado junto com sua irmã para passar o verão em Tybee Island.
  • Kelly Preston como Kim, mãe de Ronnie e Jonah, que educou-os em Nova York depois de seu divórcio.
  • Nick Lashaway como Marcus, o líder de uma gangue de bandidos que rouba dinheiro da multidão durante o carnaval na praia, através de malabarismos com fogo.
  • Carly Chaikin como Blaze, uma rebelde que se torna amiga de Ronnie Porém, Blaze a trai quando a acusa de furtar um relógio.
  • Adam Barnett como Teddy, um jovem bandido adepto do footbag e malabarismo, habilidades que ele usa para ser parte do bando de Marcus e para roubar dinheiro.
  • Nick Searcy como Tom Blakelee, o pai de Will.
  • Melissa Ordway como Ashley, ex-namorada de Will.
  • Carrie Malabre como Cassie, a melhor amiga de Ashley que Ashley a ajuda antagonizando Ronnie.
  • Lance E. Nichols como Pastor Charlie Harris, pastor devoto da igreja local. Ele foi o primeiro professor de piano de Steve, sua figura parental e melhor amigo, enquanto Steve estava crescendo.
  • Hallock Beals como Scott, melhor amigo ciumento de Will que tenta criar problemas entre Will e Ronnie.
  • Stephanie Leigh Schlund como Megan Blakelee, a irmã mais velha de Will, que está prestes a se casar.

Produção

Miley Cyrus sendo maquiada durante as filmagens.


Desenvolvimento

O projeto de The Last Song começou quando Jason Reed, executivo da Disney, encontrou Miley Cyrus para discutir os planos para o futuro de sua carreira.Nesse momento, Miley era mais conhecida por estrelar a série original do Disney Channel Hannah Montana voltada para o público infantil.Com a série se aproximando do seu fim, a Disney esperava criar uma maneira de Cyrus se livrar da imagem que havia desenvolvido por causa da série e introduzi-la para uma audiência mais velha.Durante seu encontro com Reed, Miley expressou o desejo de participar de um filme semelhante a A Walk to Remember, filme de 2002baseado em um romance de Nicholas Sparks. A Disney chamou Adam Shankman, diretor de A Walk to Remember, que assinou para produzir o potencial filme junto de sua irmã e a sócia da empresa de produção Offspring Entertainment, Jennifer Gibgot. Tish Cyrus, mãe de Miley e co-administradora, se tornou a produtora executiva do filme. A representante de Cyrus como atriz, United Talent Agency, contactou então Sparks, que também é seu cliente, para perguntar se ele tinha planos para um livro apropriado para um adaptação estrelada por Miley.
Nessa época, Sparks estava organizando The Lucky One e começava a ponderar sobre um enredo original para seu próximo livro. O autor disse a si mesmo que poderia "alcançar o público com menos de 20 anos ou mais de 50", tendo recentemente escrito um livro para idades entre essas. Desistindo de escrever um para maiores de 50 anos, depois do sucesso de The Notebook, que também teve uma adaptação cinematográfica, ele já havia decidido escrever uma história para adolescentes quando recebeu um telefonema de Gibgot em nome da produtora de The Last Song.Sparks recordou, "Jennifer me perguntou se eu tinha alguma coisa planejada. Eu disse 'não', mas é engraçado que você tenha dito isso..." Sparks retornou com a premissa no final de julho de 2008. Uma vez que a proposta foi aceita por Cyrus, sua família e a Offspring Entertainment, Sparks começou a trabalhar no roteiro antes de começar o livro. Ele explicou que isso era necessário para que a filmagem começasse no verão de 2009, como a Disney tinha programado, mas que "é parecido como a forma como ocorreu com filmes baseados em meus livros; está apenas fora da ordem". Sparks completou o primeiro rascunho do roteiro em dezembro de 2009, que reescreveu mais tarde naquele mesmo mês, e a segunda e definitiva revisão em janeiro de 2009, após a contratação da diretora. As duas revisões duraram aproximadamente um ou dois dias, e Sparks afirmou que as achou relativamente simples.O roteiro final tinha cerca de 100 páginas. Embora The Last Song não seja o primeiro roteiro escrito por ele, foi o primeiro a ser utilizado em um filme. O romance foi finalizado em junho de 2009, ao mesmo tempo em que a filmagem do filme começou, e publicado em 8 de setembro de 2009pela editora Grand Central. O enredo do livro e do filme foram mantidos em segredo durante o desenvolvimento.
A diretora Julie Anne Robinson conversa com o coordenador de dublês Cal Johnson enquanto Liam Hemsworth é treinado para vôlei de praia.
Em março de 2009, a Disney anunciou que Julie Anne Robinson seria a diretora do filme. The Last Song é o primeiro filme de Robinson, embora ela seja uma veterana em episódios para televisão. A diretora havia trabalhado anteriormente em séries americanas como Weeds e Grey's Anatomy e ganhou um indicações aos prêmios Globo de Ouro e BAFTA por seu trabalho na série da BBC Blackpool.
Em junho de 2009, em uma postagem em seu blog intitulada "A New Start", Cyrus disse que tinha "sempre sido uma fã de Nicholas Sparks" e que tinha estado esperando fazer uma produção diferente de Hannah Montana "por um longo tempo". Com o objetivo de filmar The Last Song, o contrato de Miley para a quarta temporada de Hannah Montana incluiu um longo hiato.

Escrita e título

Reconhecido pela popularidade de A Walk to Remember, tanto o livro quanto o filme, Sparks escreveu The Last Song "colocando todos [os seus] pensamentos nele, na tentativa de fazer a história tão diferente de A Walk to Remember quanto [ele pôde], mas tentou capturar os mesmos sentimentos".As experiências de Sparks como pai e como treinador de atletas do colegial o ajudaram a modelar o enredo, e os personagens Jonah Miller e Will Blakelee são respectivamente baseados em seus filhos Landon e Miles.

A personagem principal primeiramente havia sido denominada "Kirby" por Sparks, o que mais tarde foi mudado para "Hilary" pelo estúdio, antes de Sparks oferecer a Cyrus a oportunidade de escolher o nome dela. Miley escolheu "Ronnie" como uma homenagem ao seu avô, Ron Cyrus, que morreu em 2006.Mais tarde Sparks alterou a escolha de Miley para ser um apelido de "Veronica", mas a personagem se refere a ela mesma como Ronnie durante o livro. Sparks declarou que Ronnie foi a personagem mais difícil de escrever, por que ele "nunca tinha sido uma garota adolescente irritada de 17 anos".Ronnie foi então inspirada em várias jovens mulheres que ele conhece, assim como suas sobrinhas. A própria Miley Cyrus foi uma inspiração para a composição de Ronnie, já que sua carreira como cantora influenciou os elementos musicais da história. No entanto, Ronnie apenas toca piano e Cyrus não canta durante o filme, embora tenha contrubuído com sua trilha sonora.
A Disney não deu a Sparks limitações com relação aos tópicos presentes em The Last Song, o qual inclui ingestão de bebida alcoólica por menores de idade, infidelidadedoença terminal e umagangue, mas ele disse que a Disney desejou trabalhar com ele em parte por que "eles tem lido meus livros. Meus adolescentes... não fazem coisas ruins. Eu simplesmente não escrevo isso. Eu não escrevo sobre adultério, não escrevo profanação… Eu certamente vou ter cenas de amor nos meus romances, mas elas sempre serão entre adultos que consentiram". Ainda, Sparks reconhece que alguns elementos do roteiro talvez sejam modificados pela diretora ou pelo estúdio antes do filme ser finalizado. Como dito pelos Writers Guild of America, ele recebeu todo o crédito por esse trabalho, embora a quantidade de seu roteiro original contido em The Last Song seja incerta. Por exemplo, Sparks falou que o personagem de Marcus, o líder do bando de criminosos, provavelmente foi alterado para o filme.
O projeto permaneceu sem nome for diversos meses, antes de Sparks participar de uma reunião inicial com os representantes da Disney. O escritor e roteirista escreveu em um chat que teve "a ideia completa, mas não o título. Isso é comum pra mim, de qualquer forma. Títulos vêm por último". O filme foi citado por seu nome de trabalho "Untitled Miley Cyrus Project" (Projeto Sem Título de Miley Cyrus, em português). Em março de 2009, a revista Variety havia chamado "The Last Song" de um título "temporário".

Musica 


"When I Look at You", cantada por Miley Cyrus, foi escrita originalmente para seu álbum The Time of Our Lives, mas foi incluída na trilha sonora do filme por que acharam que se ajustou bem. A canção foi usada como fundo para o trailer do filme. A trilha sonora contém uma faixa de Alpha Rev, que havia assinado com a Hollywood Records em agosto de 2008. A trilha foi lançada em 23 de março de 2010 nos Estados Unidos.